"A gente pensa naquilo que o coração tá cheio. Faz dias que estou pensando em você". Este livro não é para você. É para o que eu senti por você, aquilo que me tornou melhor e mais forte. E que me fez entender por um minuto que estamos vivos e é isso que basta.
narrativa
Numa narrativa bastante envolvente e astral, "Te Li Nas Estrelas" mergulha em todos os seus textos e narrativas, apresentando os sentimentos de uma paixão de primeira viagem. Além disso, a temática astrológica não deixa de estar presente, tornando-se, muitas vezes, um amplificador para as frases encontradas na obra.
Leonardo T. Domingues não deixou de explorar os astros e nos envolver nesse universo, sempre se declarando para a pessoa amada e contextualizando ainda mais as histórias dos personagens que moldaram toda a nossa percepção quanto a astrologia. Entre as linhas, acompanhamos o desenvolvimento de uma relação bastante instável (às vezes, até consigo mesmo) e o amadurecimento das descobertas emocionais, ainda aprendendo a se equilibrar dentro do peito, permitindo que o leitor perceba essa nuance entre a impulsividade e controle das emoções afetivas, que pela primeira vez, tomam a narrativa de sua história.
conteúdos extras
Produzir conteúdos extras e expandir a percepção da sua obra para além das páginas é muito importante para criar um vínculo com seus leitores. Por isso, para acompanhar a leitura e divulgar o seu primeiro lançamento, Leonardo T. Domingues compôs e produziu uma música imersa no universo do livro. A faixa, que leva o nome do título da obra, traz frases presentes nos textos e representa bem as referências e o modo de composição artística do autor naquele momento.
música - "te li nas estrelas"
"No pique meu mundo, aquelas letra clichê, amor juro nunca senti o que sinto por você, vigor, uma história sem final, mas sei que o que sentiamos foi real.
Não importa o que somos hoje, amanhã já não somos mais.
Pensamentos abstrusos ainda não me deixam encontrar a paz.
Entre ligações perdidas, sentimentos tão reais, coração quando não tem saída, se tranca sem voltar atrás.
Te li nas estrelas sim, esse seu corpo celestial.
Em meio a estrelas, planetas.
Mentes vazias são, um universo em caos.
Continuo a vagar, atrás daquela única flor, pedaço de bom caminho,
Sol brilhante de Salvador.
Naquela "intenção" de só ter eu e você,
tipo Marília e Gaab, fala baixinho pra eles não saber.
Te amar é um destino sem final, onde todos os meios só me levam a te encontrar.
Cê sabe bem que eu não tô nem aí pra vida, ainda mais 'cê saí dela e me deixa sem saída. Toca logo outra fita, pra não ficar entre esses vai e volta pro resto da sua vida.
O sol, vê se não me esquece, e traz com ele a tua luz.
Tipo Victor kley, morena cê não sabe a falta que faz.
Ela é mistura de momentos bons, com aqueles que tiram minha paz.
Você foi embora dizendo que vai vazar sem saber pra onde ir.
O destino são flores, que senão regadas não crescem jardim.
Te li nas estrelas sim, esse seu corpo celestial.
Em meio a estrelas, planetas.
Mentes vazias são, um universo em caos.
Continuo a vagar, atrás daquela única flor,
pedaço de bom caminho, Sol brilhante de Salvador.
Te li nas estrelas sim, constelações não passam de pontos finais,
de poemas que o céu escreve e preferimos não seguir sinais."
A gente pensa naquilo que o coração tá cheio.
– Faz dias que estou pensando em você.
referências
Altamente inspirado por suas músicas e sentimentos, "Te Li Nas Estrelas" carrega profundamente a visão artística que o autor possuía no momento da escrita. Álbuns brasileiros de cantores como Xamã, especialmente seu lançamento "Zodíaco", foram grandes influências para os textos como "Leão", "Aquário" e demais cartas dos signos presentes entre as páginas do livro. Além disso, várias composições musicais originais de Leonardo foram fundamentais para conceber e desenvolver toda a trama que gira em torno de uma primeira paixão.
avaliações e
recomendações dos leitores
LETACIA.HELOASA
Te Li Nas Estrelas são poesias que falam sobre amor? Não só sobre amor, mas sobre o ódio, a compaixão, a preocupação, astronomia, astrologia e fez me sentir protagonista da história.
É incrível como o Leo transformou sentimentos em um enredo muito bem descrito e, quando nos deparamos com o epílogo é a sensação de "?" Já?? Quero mais! É isso mesmo que eu entendi?
Primeiramente, pensei que de todos os amores que ele mencionou, um em específico o impactou muito mais que os outros. Quando finalmente entendi que é sobre isso: não se mede amores. Vamos lidar com cada amor de uma forma e em cada momento a maneira varia e isso não nos torna incoerentes, mas sim em humanos! O primeiro amor normalmente é mais intenso, mas realmente nos torna mais tolerante.
E é como o Leo relatou lindamente e até me lembrou da poesia que o Adam de Sex Education escreveu quando o Eric o traiu, ele dizia que não sabia ter coração, até, de maneira muito não agradável, o Eric lhe mostrar que sempre esteve ali.
O meu favorito? Até demais? Me pegou e tocou numa ferida profunda, é um diálogo que facilmente me ocorreria. Linhas da sua mão? É maravilhoso também. Deixe-me encerrar ou citarei todos os poemas do livro!
JULIA
Gostei bastante do livro, me impressionou o fato de autor ser tão novo e ter uma escrita tão boa e organizar bem suas ideias, os poemas são curtos e tocantes! recomendo a leitura.
LEILA
Uma leitura agradável e fluída, os poemas brincam com céu, estrelas, constelações, sobre amor, desilusões e afins. Leitura rápida...
LIA
Esse livro possui vários poemas profundos sobre o amor romântico e também sobre a perda e a dor de não ter os sentimentos correspondidos por outrem.
Ti li nas estrelas pode ter 169 páginas e ser uma leitura rápida, mas não se engane, a cada página você vai sentir o peso das palavras e dos sentimentos presentes ali. Não há um poema sequer no livro onde você passe sem ser tocado(a) pelos relatos.
O autor aborda tudo de forma poética fazendo analogias com as constelações, e isso me fascinou muito, pois sou amante da astronomia. Além disso, a escrita do autor é impecável e isso contribuiu para que a leitura fosse prazerosa e fluida.
Agradeço ao autor pela oportunidade de ler seu livro, sem dúvidas será uma obra que sempre irei indicar.
Citações
"Das suas lembranças se faziam as constelações. Das tristezas seus buracos negros. Das alegrias nasciam as mais belas estrelas. Havia dias que sentia-se completo como a Via Láctea."
"Não aceite amores vazios, mas também não ame em vazio.[...] Não é porque é amor, que deve-se amar."